Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Física - ESCOLA NAVAL 2014 | Gabarito e resoluções

1-14 de 14
Questão
2014Física

(Esc. Naval 2014) Um artefato explosivo é lançado do solo com velocidade inicial v0fazendo um ângulo de 30 com a horizontal. Após 3,0 segundos, no ponto mais alto de sua trajetória, o artefato explode em duas partes iguais, sendo que uma delas (fragmento A) sofre apenas uma inversão no seu vetor velocidade. Desprezando a resistência do ar, qual a distância, em metros, entre os dois fragmentos quando o fragmento A atingir o solo?

Questão
2014Física

(Esc. Naval 2014) Considere uma partcula se movimentando no plano xy.As coordenadas x e yda posio da partcula em funo do tempo so dadas pore com xe yem metros e tem segundos. Das opes abaixo, assinale a que pode representar o grfico da trajetria da partcula de t = 0a t = 4s.

Questão
2014Física

(Esc. Naval 2014) Observe o grfico a seguir. Uma mquina de caf expresso possui duas pequenas caldeiras mantidas sob uma presso de Duas resistncias eltricas aquecem separadamente a gua no interior das caldeiras at as temperaturasna caldeira com gua para o caf, e na caldeira destinada a produzir vapor dgua para aquecer leite. Assuma que a temperatura do caf na xcara, no deve ultrapassar o ponto de ebulio da gua e que no h perdas trmicas, ou seja, Considerando o diagrama de fases no grfico acima, quanto vale, aproximadamente, o menor valor, em kelvins, da diferena Dado:

Questão
2014Física

(Esc. Naval 2014) O estado inicial de certa massa de gs ideal caracterizado pela presso e volume Essa massa gasosa sofre uma compresso adiabtica seguida de um aquecimento isobrico, depois se expande adiabaticamente at que o seu volume retorne ao valor inicial e, finalmente, um resfriamento isovolumtrico faz com que o gs retorne ao seu estado inicial. Qual o grfico que melhor representa as transformaes sofridas pelo gs?

Questão
2014Física

(Esc. Naval 2014) Observe o grfico a seguir. O grfico da figura acima mostra a variao do raio da Terra (R)com a latitudeObserve que foram acrescentadas informaes para algumas latitudes, sobre a menor distncia entre o eixo da Terra e um ponto Pna superfcie da Terra ao nvel do mar, ou seja,Considerando que a Terra gira com uma velocidade angularqual , aproximadamente, a latitude de Pquando a velocidade de Pem relao ao centro da Terra se aproxima numericamente da velocidade do som? Dados:

Questão
2014Física

(Esc. Naval 2014) Observe a figura a seguir. Na figura acima, temos um disco de raio R = 0,1 m e espessura R/3 comum buraco circular de raio R/4.A distncia entre o centro do disco e o centro do buraco R/2. A massaespecfica do material do disco = 9,6 103 kg/m3.Qual o mdulo, em newtons, da fora que, aplicada ao ponto A, garanteo equilbrio esttico do disco na configurao representada acima? Dados: g = 10 m/s2 = 3

Questão
2014Física

(Esc. Naval 2014) Uma embarcao de massa total m navega em gua doce (rio) e tambm em gua salgada (mar). Em certa viagem, uma carga foi removida da embarcao a fim de manter constante seu volume submerso, quando da mudana do meio lquido em que navegava. Considere dme dras densidades da gua do mar e do rio, respectivamente. Qual a expresso matemtica para a massa da carga removida e o sentido da navegao?

Questão
2014Física

(Esc. Naval 2014) A velocidade do som na gua lquida de 1,48 km/s, enquantoque no ar ela vale 343 m/s, ambas temperatura de 20Ce presso de 1,0 atm.Podemos afirmar que a diferena citada acima se deve, principalmente, ao fato da gua ser um meio que apresenta em relao ao ar:

Questão
2014Física

Dois fios de mesmo comprimento e mesma seo reta esto soldados por uma de suas extremidades (ponto P), formando um fio composto. A massa especifica do primeiro trecho de fio e do segundo trecho .O fio composto, bem esticado e fixo nas duas extremidades, submetido a uma fonte externa de frequncia varivel. Observa-se assim, que ondas estacionrias so excitadas no fio. Algumas fotos foram tiradas durante a oscilao de algumas dessas ondas. Analise os perfis de ondas estacionrias abaixo. Dos perfis exibidos acima, quais podem pertencer coleo de fotos a que se refere o pargrafo acima?

Questão
2014Física

No dia 15 de abril, desse ano, ocorreu o eclipse lunar total. Nesse fenômeno, a sombra da Terra é projetada sobre a Lua, encobrindo-a por completo. Entretanto, uma parte da luz solar, que atravessou a atmosfera terrestre, refletiu-se na Lua com uma cor avermelhada, produzindo o que se chamou de Lua de Sangue. Considerando tal fato e tal fenômeno, analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a opção correta. I. Na Lua, onde não há atmosfera, o calor pode se propagar, somente, por condução e irradiação. II. Uma onda sonora, por não haver resistência do ar, propaga-se mais rapidamente na Lua, do que na Terra. III. A cor avermelhada, refletida na Lua, ocorreu devido refração da luz solar, ao atravessar a atmosfera da Terra. IV. A luz solar, sendo uma onda eletromagnética, propaga-se na Lua e na atmosfera terrestre com a mesma velocidade. V. Como a gravidade na Lua é cerca de 1/6da gravidade na Terra, uma pessoa de 60 kgde massa terá, na Lua, um peso de 100 N,considerando gTerra= 10 m / s2.

Questão
2014Física

Observe a figura a seguir. Um caixote pesando 50 N,no instante t = 0,se encontra em repouso sobre um plano muito longo e inclinado de 30em relao horizontal. Entre o caixote e o plano inclinado, o coeficiente de atrito esttico 0,20e o cintico 0,10.Sabe-se que a fora ,paralela ao plano inclinado, conforme indica a figura acima, tem intensidade igual a 36 N.No instante t = 9s,qual o mdulo, em newtons, da fora de atrito entre o caixote e o plano? Nesse mesmo instante, o bloco estar subindo, descendo ou permanece em repouso sobre o plano inclinado? Dados: sen 30 = 0,5 cos 30 = 0,9

Questão
2014Física

(Esc. Naval 2014) Um motorista, dirigindo um carro sem capota, dispara um revlver apontado para cima na direo vertical. Considerando o vetor velocidade do carro constante, para que o projtil atinja o prprio motorista necessrio que,

Questão
2014Física

(Esc. Naval 2014) Observe a figura a seguir. A figura acima mostra uma regio de vcuo onde uma partcula puntiforme, de carga eltrica positiva q1 e massa m, est sendo lanada com velocidade v0 em sentido ao centro de um ncleo atmico fixo de carga q2 . Sendo K0 a constante eletrosttica no vcuo e sabendo que a partcula q1 est muito longe do ncleo, qual ser a distncia mnima de aproximao, x, entre as cargas?

Questão
2014Física

(Esc. Naval 2014) Um chuveiro eltrico consome 5,0 kW quando regulado para o inverno. Nesta condio, e a um custo de R$ 0,30 por quilowatt-hora, certa residncia deve pagar R$ 45,00 na conta mensal de energia eltrica, devido apenas ao chuveiro. Quanto tempo, em horas, ele ficou ligado?

1-14 de 14